Oficina 6 - 50 anos da Região Metropolitana de Belém: sentidos e significados de uma metrópole amazônica

1. Objetivos: Compreender os processos de expansão da malha urbana de Belém e a metropolização de seu espaço a partir dos processos, estruturas, formas e evidências empíricas que lhe configuraram enquanto metrópole ao longo das cinco décadas de sua existência (1973 – 2023)

2. Metodologia: A atividade será realizada por meio de visita e paradas nos locais escolhidos como pontos de explicação da equipe organizadora, baseada na revisão de literatura sobre os principais momentos de produção do espaço metropolitano de Belém. A atividade fará a conexão com objetos empíricos da reflexão viabilizada pelas visitas de campo por meio da cartografia temática apresentada e do diálogo com os interessados.

3. Justificativa: Nos municípios que compõe a Região Metropolitana de Belém, existem um conjunto de elementos urbanos que observados a partir dos referenciais conceituais ajudam a melhor compreender processos sócioespaciais na realidade empírica. Nesse caso, os sentidos da expansão urbana em direção as principais vias rodoviárias é o elemento escolhido para realização da atividade de campo.

Organizadores: Tiago Veloso (IFPA), Raul Ventura Neto (UFPA).

 

Formulário de inscrição